sábado, 14 de fevereiro de 2009

Riqueza cultural leva Catas Altas da Noruega ao Terra de Minas da Rede Globo

Uma equipe da Rede Globo de Televisão esteve em Catas Altas da Noruega na semana passada. Durante 3 dias eles conheceram a cultura e visitaram dois principais patrimônios locais. As filmagens serão exibidas no programa Terra de Minas ainda sem data para ir ao ar. O programa vai contar a história do Padre Luiz Gonzaga, a queda da imagem de Nossa senhora da Graças, a origem da cidade, a culinária e a vida de um povo acolhedor bem característico do jeito mineiro de ser.
Segundo o repórter Wendel Teixeira o que mais impressionou a equipe foi a hospitalidade e a tranqüilidade local. "Aqui todo mundo se conhece. A cidade tem uma história muito bacana que agora vai ser divulgada em toda Minas Gerais", disse.


Uma das histórias que serão mostradas pelo Terra de Minas é a da padroeira da cidade. Contam que a imagem de Nossa Senhora das Graças caiu de um avião em pane que sobrevoava Catas Altas da Noruega em 29 de julho de 1949, hoje uma das datas principais do município. É uma pequena imagem em gesso com aproximadamente 50 cm de altura (foto) e que transformou a história da cidade. Desde a sua queda, intacta sobre o cascalho, milagres e bênçãos têm acontecido sob a invocação da Senhora das Graças. A imagem ocupa lugar de honra na Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante.
Além de toda Minas Gerais, o programa também será exibido para mais de 100 países pela Globo Internacional.

Programa Terra de Minas::
Todos os Sábados às 11:55 hs na Globo Minas, canal 9 em Senhora de Oliveira

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Ponte entre Catas Altas e Lamim já está concluida

Estavam adiantadas as obras de conclusão de acesso a cabeceira da Ponte que fica na MG 124, rodovia que liga Catas Altas da Noruega a Lamim. Segundo informações de funcionários que trabalham no local a previsão é que o projeto seja concluído dentro de um 20 dias. Há dois anos que os usuários dessa estrada aguardam a conclusão dessa ponte. A rodovia foi totalmente pavimentada, porém, por causa de uma pendência judicial entre o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e o proprietário do haras Rancho D´oro, Àtila Reys Silva, a obra da ponte estava inacabada.Apontado pela comunidade com o “possível” responsável pelo então embargo da obra, na época Átila Reys negou ter pedido na justiça a paralisação da construção da ponte. “Eu desafio qualquer autoridade a me apresentar um documento onde exista um embargo a meu pedido”.

A empresa responsável pela execução do projeto já concluiu as obras da ponte, e os caros já transitam com segurança.