domingo, 31 de maio de 2009

Festa Santa em Lamim

Foto: Circuito Villas e Fazendas

Palco da tradicional Festa do Divino, a Matriz do Divino Espírito Santo no centro em Lamim recebeu neste domingo um grande número de fiéis na festa em homenagem ao Divino. Com muita fé e rituais seculares, a cidade teve neste domingo(31/05) um dos pontos altos do evento.

domingo, 24 de maio de 2009

Cobertura dos Jogos Escolares de Minas Gerais- JEMG


O Governo do Município de Conselheiro Lafaiete, através das Secretarias Municipais de Esporte e Educação, promoveu entre os dias 13 e 17 de maio, a fase microrregional do JEMG – Jogos Escolares de Minas Gerais. O evento contou com a presença das delegações das seguintes cidades: Senhora de Oliveira, Rio Espera, Piranga, Catas Altas da Noruega, Congonhas, Casa Grande, Cristiano Otoni, Desterro de Entre Rios, Jeceaba, Ouro Branco, Santana dos Montes e Conselheiro Lafaiete que está sediando os jogos.


A Escola Estadual Quinzinho Inácio participou dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) na modalidade de Futsal (Futebol de salão) com a participação de quatro times sendo dois masculinos e dois femininos.
Alunos com idade entre dose e dezesseis anos de idade, tendo destacado o esforço e a vontade com que os jogadores tiveram em representar, não só a escola mas também o município.

Esses jovens alunos que se interessam em praticar esportes principalmente em competições intermunicipais merecem um apoio maior da própria sociedade. Como por exemplo dos pais, dos comerciantes e da prefeitura; com equipamentos e um local público para treinamentos fora do horário escolar. Todos que acompanharam os jogos perceberam o quanto outras cidades estão à frente de Senhora de Oliveira, na questão técnica, um bom exemplo disso é Rio Espera com seus dois times femininos que são equipes muito boas. O que é bom deve sim ser copiado.


O Site MAISMINAS parabeniza aos estudantes que com muita superação e perseverança representaram a Escola e a cidade; em especial as meninas do Módulo 2 conseguiram a medalha de 3º lugar.
( Rildim Romão)


Senhora de Oliveira









Regional







terça-feira, 12 de maio de 2009

Escolas de Senhora de Oliveira e região têm queda na avaliação do Enem

O resultado do Enem 2008 é motivo de preocupação para a comunidade escolar da região. Na média geral, tanto as escolas públicas como as particulares apresentaram queda no desempenho em relação ao exame de 2007.

A Escola Estadual Quinzinho Inácio, de Senhora de Oliveira, teve desempenho 14% inferior ao de 2007.
Fonte: Correio de Minas

sábado, 9 de maio de 2009

Acamalpi faz encontro em Senhora de Oliveira

A Acamalpi (Associação das Câmaras Municipais do Alto Paraopeba e vale do Piranga) realizou neste sábado, 09/05, assembléia geral, na sede da Câmara de Senhora de Oliveira, situada à rua Alexandrino de Souza, 60, no centro da cidade.
A reunião aconteceu a partir das 10 horas e os líderes do Legislativo discutiram o turismo na região com o Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas. Outros assuntos internos também fazeram parte da agenda do encontro.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Coluni de Viçosa é a melhor escola pública do país

Diretora Eunice Bohnenberger conta com orgulho como chegou ao 1º lugar


Ali, os portões não conhecem cadeados, não há inspetor para controlar o entra-e-sai dos adolescentes e os uniformes ficaram no passado, bem guardados no armário. Com tamanha liberdade, qualquer pessoa pensaria que nessa escola, onde os alunos não pagam mensalidade, as salas de aula estariam vazias. Ledo engano. Essa independência é justamente um dos pontos destacados pela direção do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (Coluni), a 85km de Senhora de Oliveira, para justificar a classificação da instituição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2008 como o melhor colégio público do Brasil, pela segunda vez consecutiva.



Com 76,6 pontos, o Coluni, além de ter abocanhado o primeiro lugar da rede pública de ensino pelo exame aplicado pelo Ministério da Educação (MEC), ficou em 3º lugar no ranking dos melhores colégios do Brasil, disputando até com as particulares. “Desde 2004 ficamos nas primeiras posições. No ano passado, no Enem de 2007, também ganhamos a liderança”, orgulha-se a diretora do Coluni, Eunice Bittencourt Deohnenberger, que comemora a classificação deste ano. “Estamos nos superando”, aposta.



O segredo do sucesso é revelado por Eunice com entusiasmo. “O colégio está localizado dentro do câmpus da universidade, há toda estrutura para nossos alunos, como grandes acervos de livros e laboratórios. Além disso, nos preocupamos com a qualificação dos nossos professores – temos mestres e doutores”, destaca. Ela enfatiza ainda que um dos pontos que mantêm a qualidade do ensino é o fato de que, para ingressar na instituição, voltada para o ensino médio, o estudante passa por processo de seleção.



Mas não é só isso. Diferentemente de muitas escolas públicas, o professor no Coluni tem dedicação exclusiva e ganha entre R$ 2 mil e R$ 5 mil. “Ele não pode trabalhar em outra instituição, somente aqui”, avisa Eunice, elogiando o ambiente dos educadores. “O professor tem o próprio gabinete, onde tem livros à disposição e pode elaborar seu plano de aula com tranquilidade. A vida dele é a mesma daquele que dá aula para estudantes da graduação”, garante.



Com os portões escancarados, sem ao menos um porteiro para tomar conta dos alunos, o Coluni, segundo afirma a diretora, praticamente não tem problema com indisciplinas. “Eles têm total liberdade, mas são responsáveis. A nossa organização confere a eles uma independência e autonomia muito grande, o que, diferentemente do que se pensa, faz com que eles tenham ritmo de estudo. Principalmente porque estão inserido em um clima acadêmico”, observa.



O aluno do 3º ano do ensino médio Wander Fernandes Ribeiro Filho, de 17 anos, diz que a escola é muito boa. “Aqui, fazem a gente estudar e ter responsabilidades. Todos os alunos do Coluni enfrentaram o vestibular com facilidade. Conheço estudantes que, quando chegaram à faculdade, acharam até fácil, comparando com o ensino daqui”, conta Wander, que acredita que o fato de os professores serem exclusivos é um ponto forte na qualidade do colégio. “A gente estuda de manhã, mas à tarde, quando precisamos, o professor está à disposição para tirar dúvidas. Muitos até viram nossos amigos”, diverte-se, revelando que aposta que vai passar, no fim do ano, no vestibular em veterinária na UFV. “Me sinto preparado.”



Não há dúvidas de que o Coluni seja uma instituição exigente com os alunos. Eunice enche o peito para contar que os estudantes do 2º ano estão aprendendo, nas aulas de biologia, sobre os vários tipos de vírus. “Para reforçar ainda mais o processo, eles estão lendo artigos da área em inglês. É uma leitura de publicações, em que os textos são geniais para o conhecimento e aprendizado. Além disso, estão estudando a língua estrangeira”, diz.



Exigência é diferencial



Para Victor Pimentel de Matos, 17, é essa exigência que faz a diferença. Ele, que hoje não está mais no Coluni, responsabiliza o colégio por seu sucesso nos vestibulares. No ano passado, o jovem foi um dos alunos que responderam às questões do Enem, acertando nada menos do que 89% da prova. No último vestibular foi ainda melhor: conseguiu aprovação em medicina na Universidade Federal de São João del-Rei, em Governador Valadares, no Rio de Janeiro e na Universidade Estadual de Campinas, mas escolheu a Universidade Federal de Minas Gerais para estudar, mesmo depois de ter passado em primeiro lugar em engenharia mecânica na Universidade Federal de Goiás. “Ao meu bom desempenho atribuo o ritmo puxado do Coluni e a boa infraestrutura oferecida. Ali, crescemos e aprendemos muito”, afirma. Na opinião da diretora Eunice escolas como a Coluni são mesmo exceção. “Se compararmos com o ranking do Enem 2008, só haverá colégio público entre os melhores na 14ª posição. Infelizmente, não há investimentos na estrutura da escola pública no país. Como se exigem bons resultados se não há recursos para isso?”, questiona.



Fonte: Uai

Representantes de torcidas organizadas de Lafaiete se reúnem com a PM

Uma reunião entre membros das diretorias das torcidas organizadas Galocura e Máfia Azul de Conselheiro Lafaiete, foi realizada esta semana na sede da 61ª Companhia de Polícia Militar, em busca de uma maior harmonia entre atleticanos e cruzeirenses e organização das comemorações na cidade.

Os representantes foram recebidos pelo comandante da Cia do Capitão Gurita que ressaltou a importância da iniciativa dos diretores. Gurita lembrou que o número de registros relativos a brigas entre torcedores em Lafaiete é pequeno mais todos buscam zerar esse placar.
Após a reunião ficou acertado que nos dias de clássicos entre Atlético e Cruzeiro os ônibus que levam os torcedores ao Mineirão sairão das sedes das torcidas: a do Galo na Santa Matilde e a do Cruzeiro na praça Tiradentes. Já nos dias de jogos comuns, eles sairão da praça Tiradentes.
Em relação às comemorações de títulos, ficou decidido que elas serão realizadas na praça Tiradentes, sendo que a torcida do time vencedor terá prioridade no espaço da praça.
Vale lembrar que os militares estão atentos a qualquer tipo de infração cometida durante as comemorações.
O jogo da final do Campeonato Mineiro 2009 acontece no próximo domingo e espera-se que a comemoração seja sem nenhum incidente ou ato de violência em Lafaiete.

Fonte: Fato Real