sexta-feira, 16 de abril de 2010

Gatofônica vira mania em Senhora de Oliveira


Você talvez tenha ouvido falar nos últimos dias sobre um amigo de um amigo que comprou um aparelho decodificador que capta de graça os canais da TV Paga
Esses aparelhos já são bastante comercializados em Senhora de Oliveira e em várias cidades brasileiras e usam uma brecha no sinal do satélite de transmissão da empresa de TV por assinatura Telefônica de São Paulo, chegando a captar mais de 100 canais da TV fechada.

Os Azbox, GoldBox, AZ América, entre outros, são aparelhos receptores que funcionam tanto via satélite, quanto via cabo, fabricados pela OpenSat e vendidos em vários lojas no Uruguai, Paraguai, Brasil e muitos outros países.

As pessoas que usam este equipamento são conhecidas como utilizadores da “Gatofônica”.

Também é possível encontrar o equipamento a venda em vários sites na internet.
Segundo pesquisas em vários sites e fóruns, todos os utilizadores o acham um aparelho de difícil manuseio, mas não pelo seu funcionamento em si, mas por ser um aparelho que necessita de atualizações periodicamente.
Apagão

Isso se deve ao fato de que funciona, quando ligado a uma antena receptora de sinal de satélite, captando o sinal do Satélite Amazonas, que por sua vez, tenta aproximadamente, de 15 em 15 dias, codificar o sinal e alterar suas TPs, justamente para cortar o sinal que estes aparelhos recebem.

Por isso, os famosos apagões, onde os aparelhos ficam completamente codificados e bloqueados, funcionando apenas o canal da Rede TV.

Logo, uma equipe denominada AzTeam, começa sua busca para novamente descodificar esses códigos e liberar aos utilizadores, novas firmwares, que são nada menos que os novos códigos para o aparelho novamente funcionar abrindo todos os canais de TV que ele disponibiliza. Esses apagões duram em torno de 12 horas (tempo em que o receptor fica com todos os canais “fechados”).

Mas isso não é lei, pois no histórico do GoldBox, já se teve apagões que duraram um mês, e outros que duraram apenas 1 segundo. Esses canais “descodificados” não são canais abertos (canais FTA), são canais que são liberados através do destes receptores, mas que na verdade “usa” o sinal da TV por assinatura Telefônica que está Satélite Amazonas.

A Telefônica TV Digital já está usando uma nova forma de codificação que atualmente não pode ser descodificada. Está mudando o sistema de codificação do antigo Nagravision 2 para o recente Nagravision 3 que é usado pela maioria de operadoras de TV por assinatura via satélite como a SKY, Via Embratel, Oi, entre outras.

Os canais PFC e Telecine já utilizam o novo sistema de codificação, e não podem ser mais abertos, e segundo informações da empresa em breve todos os canais já estarão usando este novo sistema, impossibilitando que sejam abertos.

Se quem utiliza este receptor fosse pagar pelo serviço pagaria um mensalidade de mais de R$162,90 que é o preço do pacote completo, com todos os canais da Telefônica. Portanto quem utiliza 5 meses já paga o custos da aquisição do equipamento.

Prefeitura de Piranga lança novo projeto cultural

A partir deste sábado, 17 de abril, a Praça Coronel Amantino Maciel no centro em Piranga terá ainda mais vida com o início do projeto Mais Cultura. Todo mês, o público será convidado a participar de uma programação artística de qualidade, e com entrada fraca. No sábado de estreia, às 20h, os convidados são Graciano e Gabriel, com o show “Um Encontro com a MPB”, seguido de Celestino Voz e Violão.
O lançamento do projeto é uma iniciativa da prefeitura de Piranga que trabalha para a valorização do artista local e para oferecer também um atrativo cultural para os moradores e visitantes que passam pela praça. Todos os meses, durante um sábado ou um feriado, a Secult - Secretaria Municipal de Cultura da cidade organizará uma programação especial para os pirangueses e turistas.

Fonte: Prefeitura de Piranga
A.N.F.R.