

A primeira inauguração acontece nesse sábado (19), no município de Maravilhas, região Central. Nos próximos 30 dias, o serviço estará instalado em todas as outras nove cidades que compõem o projeto piloto (Itumirim, Ribeirão Vermelho, Antônio Dias, Fama, Prudente de Moraes, São Sebastião da Bela Vista, Iguatama, Queluzito e Casa Grande).
_____________________________________________________________________________
Veja o restante do texto retirado na íntegra do site oficial do Governo de Minas
O projeto segue a lógica de outros investimentos do Governo de Minas para melhorar a qualidade de vida e as condições de desenvolvimento dos pequenos municípios do Estado, como o Proacesso, que está universalizando o acesso a asfalto em todas as cidades mineiras; e o Minas Comunica, que garantiu o oferecimento de telefonia celular a 100% dos municípios que não tinham esse serviço. “O Estado tem feito investimentos, levando estradas a todos os municípios, levando o sinal de telefonia celular, saneamento, educação de melhor qualidade, segurança, saúde também de melhor qualidade. E agora, estamos permitindo que a população desses municípios possa ter a internet com banda larga.
E com uma novidade: em cada um desses municípios haverá duas horas de internet gratuita para a população”, anunciou o governador. Para colocar o programa em execução, o Estado abriu licitação – vencida pela Minas Control distribuidora da Motorola – para a compra de equipamentos de transmissão de dados, que serão instaladas nas cidades beneficiadas. A partir daí, caberá à prefeitura municipal gerenciar a rede por meio de um provedor licenciado pela Anatel, que será o prestador de serviço aos estabelecimentos comerciais, administrativos e cidadãos, com tecnologia de internet banda larga. “Quem sabe, no ano que vem, teremos já várias centenas de municípios com esse privilégio. E é algo que estamos até exportando.
Outros estados já estão acompanhando esse nosso processo. Acredito que mais uma vez Minas dá bons exemplos e mais um agora na área de Ciência e Tecnologia”, disse Aécio Neves. O secretário de Ciência e Tecnologia, Alberto Portugal, explicou que cerca de 350 municípios ainda não têm banda larga, nessa faixa abaixo de 20 mil habitantes. Acima disso, só 18 municípios, aproximadamente não têm. O custo de implantação em cada município gira em torno de R$ 100 mil. “E esse modelo desenvolvido em Minas, que é inovador, conseguiu reduzir em 70% o custo de implantação de uma infraestrutura para banda larga em pequenos municípios em relação ao que se faz normalmente no mercado”, afirmou Alberto Portugal.
Contrapartida
Em contrapartida ao investimento do Estado, caberá às prefeituras municipais, criar e manter espaços gratuitos de inclusão digital, como os telecentros, e implementar ações do Projeto Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados (TEIA), da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Hoje, em parceria com o governo federal, Minas conta como maior programa de inclusão digital do país, com 84 CVTs e 487 Telecentros. Já a empresa provedora contratada pela prefeitura terá, também como contrapartida, a obrigação de reservar 10% do que arrecadar nas cidades a um fundo.

Fonte: Governo de Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário