sábado, 25 de julho de 2009

Descaso com a Saúde em Conselheiro Lafaiete

Política

Uma atitude da Secretaria de Saúde de Conselheiro Lafaiete, vem provocando revolta a população que depende do SUS para realizar consultas e tratamentos com Psicólogos,
Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.

O Sistema Único de Saúde desenvolveu uma tabela de preços nacional que rege os tratamentos realizados por estes profissionais, especificando valores para cada tipo de tratamento. Os profissionais, na busca do melhor para seus pacientes, é quem determina o tratamento adequado à cada caso. Porém, na nossa cidade isto não mais acontecerá.


A Secretaria de Saúde determina que todos os casos, sem a menor possibilidade de avaliação, sejam tratados da mesma maneira, para que possam ser pago o menor valor: R$2,81 por atendimento.


É óbvio que um profissional, após longos anos de estudo, se tiver o mínimo de ética, não atenderá um paciente mais grave da mesma maneira que atenderá outro que necessita de menos atenção. Estão tirando o nosso direito de receber atendimento específico. É como se uma pessoa com problemas cardíacos que necessitasse de cirurgia, tivesse que fazê-la com anestesia local em vez de anestesia geral, simplesmente porque a Secretaria de Saúde acha que assim vai economizar.

Uma pergunta que não se cala é: Para onde vai o dinheiro economizado? Conversando com alguns pais, percebi uma certa desconfiança em relação aos nossos governantes locais. No mandato do ex-prefeito, Dr. Júlio, a autonomia destes profissionais da saúde foi preservada em consideração à pessoa humana, e ainda assim, ele responde por processos, sendo acusado de se beneficiar com o dinheiro público. Se havia esse dinheiro antes, porque não há agora?

O descaso acarretará o cancelamento de atendimentos em clínicas privadas redirecionando-os aos postos públicos. A dúvida é se estes postos estarão preparados para receber todos estes pacientes, pois se não, a fila, a espera, a revolta e o completo desespero são o futuro certo de todos que precisarem de qualquer atendimento realizado nestas áreas.

de Conselheiro Lafaiete
Cristiane Santos


Nenhum comentário: