terça-feira, 1 de setembro de 2009

Piranga recebeu expedição de corrida de aventuras

Adrenalina... trekking, canoagem e muita pedalada. A cidade de Piranga recebeu neste sábado (29) e no domingo (30) de agosto de 2009, aventureiros de todo o país com a missão de superar limites nas montanhas e vales da região. A “Expedição Estrada Real – Corrida de Aventura” é um evento que levou o desenvolvimento do turismo em Minas Gerais por meio do esporte, lazer, cultura e preservação ambiental, valorizando os potenciais turísticos. A prática exigiu dos participantes coragem, preparação física e muita habilidade de orientação em um percurso variável, traçado pelos organizadores da prova.

De acordo com os praticantes da modalidade, uma mistura de boas estratégias, trabalho em equipe, ritmo e disposição pra vencer formaram a receita para a vitória. O principal objetivo, além da apreciação da natureza e prática saudável de esportes, foi cruzar primeiro a linha de chegada. A corrida de aventura é uma nova geração esportiva criada com a exigência de mais habilidade técnica, tática e planejamento. A prova foi válida para o Ranking Brasileiro (RBCA).

Os participantes tiveram duas opções de percurso: o Expedição, de 120km e o Aventura, de aproximadamente 50km. Todos que completaram o trajeto proposto receberam medalha de participação. No deslocamento Expedição, os cinco primeiros colocados nas categorias solo e quarteto misto foram premiados com medalhões personalizados. As duplas foram agraciadas até o 3º lugar nas subcategorias masculina, feminina e mista. Na Aventura, foram premiados os três primeiros colocados no geral. Ocorreu também a premiação em dinheiro para os vencedores do percurso Expedição.

O organizador do evento, Henrique Araújo, começou a instituir corridas de aventura em 2003. No ano de 2004, realizou a Copa Ametur, em três etapas, oportunidade na qual lançou a categoria Solo no Brasil. Em 2005, organizou o Circuito Estrada Real. Nos últimos anos, apoiou a Corrida de Aventuras do Exército Brasileiro e deu continuidade ao Radical Trekking, por ele idealizado. Henrique destaca que as provas em Minas Gerais têm caráter expedicionário (sem equipes de apoio). “É um momento para experiências inéditas com a natureza e o potencial de cada atleta, com a descoberta de riquezas naturais das montanhas permeadas pelo traçado da Estrada Real e das cidades do Circuito do Ouro”, afirma. E completa dizendo“cada participante levou consigo o melhor que Minas Gerais oferece em aventura e hospitalidade”.

O “Expedição Estrada Real – Corrida de Aventuras” foi uma parceria da Prefeitura Municipal de Piranga e da Planetaventuras – Cursos e Eventos.

Nenhum comentário: