segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Pesquisa eleitoral para presidente em 2010

Serra e Aécio só perderiam eleição à Presidência em disputa contra Lula, aponta CNT/Sensus

O governador José Serra (PSDB-SP) venceria a eleição para a Presidência da República em 2010 em todos os cenários da disputa, menos se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participasse do pleito, revela pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira.Serra venceria em todos os cenários da disputa com os candidatos Dilma Rousseff(PT), Heloísa Helena (PSOL), ou com a substituição de Dilma pelo ministro Patrus Ananias (PT) ou pela ex-prefeita Marta Suplicy (PT).O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), também sairia vencedor em todos os cenários da disputa, mas com percentuais de vantagem menores que os de Serra. Enquanto o governador de São Paulo venceria Dilma e Heloísa Helena com 46,5% dos votos, Aécio receberia com 25,3% dos votos --contra 19,1% da candidata do PSOL e 12,9% da ministra da Casa Civil. Na disputa com Serra, Heloísa Helena receberia 12,5% dos votos e Dilma, 10,4%.

Na pesquisa espontânea, em que não há lista de candidatos apresentada aos eleitores, o presidente Lula aparece em primeiro lugar com 20,4% dos votos --mesmo sem poder disputar o terceiro mandato. Lula é seguido por Serra (10,6%), Aécio (4,1%), Dilma (1,7%) e Heloísa Helena (1,5%). Os demais candidatos receberam menos de um ponto percentual de intenções de votos.A vantagem de Serra tem leve queda no cenário em que o deputado Ciro Gomes (PSB) está na disputa. O governador de São Paulo receberia 44% dos votos, contra 14,6% para Heloísa Helena e 10,1% para Ciro. Ao trocar Serra por Aécio, a pesquisa mostra que o governador de Minas receberia 24,3% dos votos contra 19,2% para Heloísa Helena e 14,9% para Ciro.

15,6% dizem só votar em quem Lula apoiar


Segundo turno

Nas simulações de disputas em segundo turno, Serra e Aécio saem vencedores em todos os cenários. No confronto entre Serra e Dilma, o governador recebeu 53,7% dos votos contra 14,5% da ministra. Outros 21,9% votariam em branco, nulo ou se mostraram indecisos.A vantagem dos tucanos diminui com Aécio como candidato, mas o partido ainda mantém a vantagem nos cenários. O tucano recebeu 32,3% dos votos contra 20,2% de Dilma. Na disputa entre Serra e Ciro, o governador recebeu 52,7% dos votos e o deputado, 13,9%. Já Aécio recebeu 30,2% dos votos na disputa com Ciro, que ficou com 23,7%.A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 8 e 12 de dezembro, em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou menos.

4 comentários:

thiago disse...

Não sei quem fez essas pesquisas, mas acho melhor fazer outra!
Na minha opinião a ministra Dilma tem muito mais votos, e a popularidade do governador José Serra ja vem caindo a muito.

ass:thiago Silva de Sp

Unknown disse...

Infelizmente certas pessoas no meu ponto de vista sao mais partidarias do que uma nação em todo, a ministra Dilma e uma boa pessoa mas nao tem capacidade e nem experiencia politica para tal cargo de presidente ja o candidato José Serra ja e da politica a muito tempo e um bom administrador, nao devemos comparar Serra com Fernando Henrique e nem Dilma com Lula.

antonildovictor disse...

acho que o momento é de indecisão os nomes são de grande qualidade mais acredito que vai dar Dilma com a força do povo eo apoio do nosso eterno presidente LULA. O Brasil avançou muito com ELE. É FACIL FALAR DELE,DIFÌCIL É FAZER O QUE ELE FEZ.Antonildo Victor-Aratuba-Ce

Unknown disse...

Santos pensa...
Acredito na inteligência dos brasileiros, o país não se encontra como a mídia e jornais publicam, hoje ouvir aloisio mercadante falar que o brasil não tem fome e diminuiu as desigualdades sociais, gostaria que ele andasse nas peliferias das grandes capitais e grandes cidades do pais, para ele vê o desastre que os povos brasileiros vivem, sobre a corrida presidencial 2010, acredito que o presidente lula vence qualquer candidato que venha a disputar, mais transferência de voto é 20% em média, a Dilma não consegue superar o eleitorado acima dos 40% num eventual segundo turno, o José Serra é executivo muito inteligente e preparado, acrdito que 2010 ele vence as eleições presidencial. 15 de março de 2010