terça-feira, 2 de junho de 2009

BH é sede na Copa 2014

Mineirão receberá muitos investimentos


Veja as imagens computadorizadas que mostram como
seria o mineirão para a Copa de 2014


O vice-governador confirmou que os investimentos serão muito altos e, por isso, virão do Tesouro do Estado, da União, da Prefeitura e também da iniciativa privada. Somente a reforma do Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão, receberá investimentos de aproximadamente R$ 1 bilhão. “Vencida a primeira batalha, nós vamos trabalhar duro para que Belo Horizonte apresente um belíssimo resultado e o Brasil conquiste a Copa 2014. Tudo que for necessário para fazer aqui uma sub-sede excepcional será feito”, destacou o vice-governador.


A capital mineira é uma das 12 cidades confirmadas pela Fifa neste domingo para ser sede dos jogos da Copa do Mundo 2014. A informação foi oficializada em uma coletiva em que o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, concederam neste domingo (31) no comitê da entidade em Nassau, capital das Bahamas. Além de Belo Horizonte, as outras escolhidas foram: Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).



Antonio Anastasia está confiante de que a capital mineira também será escolhida como concentração da Seleção Brasileira. Em entrevista coletiva, ele falou do trabalho que está sendo realizado pelo governador Aécio Neves e pelo prefeito Márcio Lacerda para que Belo Horizonte acomode os jogadores brasileiros.





Investimentos


Apesar de ainda não ser possível fazer uma previsão total dos investimentos, o vice-governador ressaltou que é importante lembrar que os investimentos serão definitivos para a história de Belo Horizonte e do Estado. “Nós vamos investir não somente para Copa, mas para o futuro. Será uma grande alavancagem na história do desenvolvimento de Belo Horizonte e de Minas Gerais”, frisou.



Para a realização dos jogos da Copa 2014 em Belo Horizonte há a previsão de vários investimentos na cidade e no complexo esportivo Mineirão/Mineirinho. O Governo de Minas já recebeu os resultados dos estudos de viabilidade técnica e o modelo de gestão do Complexo Mineirão-Mineirinho, realizados pela empresa Ernst & Young Assessoria Empresarial Ltda, contratada pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej). Os estudos trazem várias opções para a execução das obras, sugere formas de gestão e estimam receitas futuras do Complexo Mineirão-Mineirinho. Já foram entregues ao Comitê Organizador da Copa do Mundo 2014 e à Fifa, em fevereiro deste ano, o projeto básico de engenharia e arquitetura, elaborado pelo escritório de arquitetura internacional, Gerkan, Makg & Partner (GMP), em parceria com o escritório do arquiteto mineiro Gustavo Penna.


O projeto executivo de engenharia, que possibilitará o levantamento dos custos das obras, está em fase de elaboração. A publicação do edital de licitação para a realização das obras deve sair entre os próximos meses de setembro e outubro. A previsão que as obras tenham início em dezembro de 2009, encerrando-se em dezembro de 2012.


Vias de acesso


Em relação às vias de acesso, está prevista a construção de linha de metrô ligando a Savassi (região central) ao Mineirão. A duplicação da Avenida Antônio Carlos, obra em andamento, e a duplicação da Avenida Pedro II, também serão importantes para garantir o acesso ao estádio. A Linha Verde, que liga Belo Horizonte ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, já foi concluída. A ampliação do metrô até a região da Pampulha também foi lembrada pelo vice-governador Anastásia neste domingo. Ele explicou que as tentativas estão sendo conduzidas pelo prefeito Márcio Lacerda, em conjunto com o Governo do Estado e com o Governo Federal, porque é uma das formas de melhor de mobilidade urbana para a cidade


Outros investimentos
Unidades de pronto-atendimento serão construídas nos municípios de Ribeirão das Neves, Vespasiano, Ibirité, Santa Luzia e Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Há também a previsão da construção de um centro de convenções na Avenida Cristiano Machado. Outras iniciativas previstas são reforma e ampliação das redes hospitalar pública e hoteleira da capital e de cidades da RMBH, melhoria nos sistema de transporte coletivo, capacitação de motoristas de táxi e de garçons.
Otimista com os novos investimentos para Belo Horizonte, Anastasia participou da festa na Pampulha e falou da expectativa em relação do desenvolvimento do turismo. “A expectativa é extraordinária não só para a rede hoteleira e na rede viária, mas em especial em colocar Belo Horizonte como uma grande alternativa de fato no turismo brasileiro. Estamos muito animados para fazer este trabalho aqui em Minas Gerais”, explicou.
Reformas no Mineirão
Entre as reformas previstas para o Mineirão, está a mudança na capacidade do estádio que vai passar a abrigar 69.950 pessoas sentadas. As atuais 4 mil vagas de estacionamento existentes serão ampliadas para 10 mil vagas, sendo 8.200 no Mineirão e 1.800 no Mineirinho. O Piso do campo será rebaixado em três metros, para que os expectadores que estiverem onde hoje é a geral possam permanecer sentados. A cobertura adicional será sobre todas as cadeiras.
O Mineirão ganhará também dois telões localizados acima das tribunas principais, com dimensões de 12 x 6,8 metros, em tecnologia LED SMD de última geração, com alto brilho e alto contraste, que assegura boa visibilidade, mesmo com exposição direta à luz solar. Toda a estrutura de imprensa, sala de aquecimento, sala de treinadores e vestiários serão reformadas de acordo com as determinações da Fifa. Serão 44 cabines para 10 a 12 pessoas.
Haverá um sistema de vigilância com vídeo digital, com câmeras internas e externas com suporte giratório e alta capacidade de zoom. O estádio terá 96 banheiros femininos e 192 masculinos, além de 16 bares e 16 restaurantes. Os ingressos serão eletrônicos. A modernização do Ginásio Jornalista Felipe Drummond, o Mineirinho, localizado ao lado do Mineirão, está incluída no projeto.
Foto: Divulgação

Aécio diz que Minas está na briga por abertura da Copa
O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, afirmou que Belo Horizonte vai trabalhar para receber o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014. No domingo, a cidade foi anunciada como uma das 12 sedes do torneio, e agora o plano é ter posição de destaque na competição.
"Estamos todos nós mineiros honradíssimos com a possibilidade, depois de 64 anos de voltar a sediar uma Copa do Mundo e temos que ousar. Vamos preparar o Complexo Mineirão/Mineirinho para ter a oportunidade, quem sabe, de receber aqui o Brasil e até mesmo a abertura da Copa do Mundo", disse o governador.

A principal concorrente de Belo Horizonte para receber a abertura do Mundial é São Paulo. Mas a capital paulista pode perder a disputa devido ao projeto do Morumbi para a Copa, que não teria agradado à Fifa.
"É claro que há uma competição com relação a isso, mas é um jogo ainda a ser jogado e Minas vai se preparar para entrar em campo com o time da mais alta qualidade e com o melhor projeto entre todos os projetos brasileiros", disse Aécio Neves, durante evento na noite de segunda-feira.
Além de São Paulo e Belo Horizonte, a Copa do Mundo de 2014 terá como sedes Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Natal, Fortaleza, Recife, Brasília, Cuiabá e Manaus.