sábado, 13 de junho de 2009

Santo Antônio tem festa em sua homenagem em Itaverava

Encerram-se neste sábado, 13/06, em Itaverava as comemorações do que é considerada por muitos a principal festa do município. A cidade festeja seu padroeiro, Santo Antônio e a XXIII Confraternização do Itaveravense Ausente.

Tradicionalmente, as comemorações que se dividem em aspectos litúrgicos e culturais, começaram no dia 4 e atraem grande público aos eventos principalmente na Matriz de Santo Antônio, palco principal das celebrações em honra ao padroeiro.

Este ano completa-se 60 anos da chegada da relíquia de Santo Antônio, vinda da Itália e ofertada por Dom Rodolfo de Oliveira das Mercês Pena à Matriz de Itaverava. A memória de Dom Rodolfo foi reverenciada no dia 12/06.

Na programação estão previstas novena, missas e confissões. Hoje, 13, dia consagrado ao município de Itaverava, é feriado municipal naquela cidade e será realizada uma missa solene, às 18h, na Matriz de Santo Antônio, com renovação das promessas de batismo e em seguida, procissão luminosa em honra ao santo.

Este ano os festeiros são João Carvalho Leão e Maria Eustáquia Leão. O pároco é João Duarte de Resende.

Santo Antônio: Mito Português

Nascido em Lisboa (Portugal) em 1195, recebeu o nome de batismo de Fernando Bulhões y Taveira de Azevedo. Fernando era um profundo estudioso de filosofia e das Sagradas Escrituras. Em seus estudos uniu a teologia à filosofia e às ciências.

Frei Antônio viajou pela França e Itália a fim de pregar a palavra de Deus até que firmou moradia em um convento de Arcella a um quilometro dos muros de Pádua. De lá saía para pregar onde fosse chamado.

Em 1231, Antônio foi atingido por uma doença, o que o levou a falecer em 13 de junho de 1231, com pouco mais de 30 anos. Em 1232, um ano após sua morte, Antônio foi canonizado, apoiado por uma popularidade que cresceria de época em época.

A data de sua morte foi escolhida para reverenciar o santo que é um dos mais populares da Igreja.


Em Itaverava o templo erguido em homenagem ao padroeiro, é um exemplar do período colonial brasileiro e seu interior possui pinturas que remetem ao Mestre Athayde, com destaque para a pintura do teto do altar-mor representando os doutores da Igreja de São Jerônimo, Santo Agostinho, São Gregório e Santo Ambrósio.


2 comentários:

Unknown disse...

As pinturas no teto da Igreja Matriz de Santo Antônio, em Itaverava, não só remetem a Manoel da Costa Athayde: elas são comprovadamente dele. A casa do Padre Taborda, ao lado da Igreja, que no século XVIII fora casa paroquial também abrigava pinturas do mestre. É só pesquisar e comprovar!

Sara disse...

como é bom de ver essas homenagens eu gosto muito sentar-se com essas coisas quando eu sou capaz de comer algo rico em restaurantes em itu