sexta-feira, 19 de junho de 2009

Monsenhor Isidro: Itaverava ou Ouro Branco?


Uma campanha para transferir o distrito de Monsenhor Isidro, pertencente à Itaverava (foto), em distrito de Ouro Branco está em andamento.

O assunto divide opiniões e já é tema de discussão entre a comunidade local. Pess oas favoráveis, contrárias e até neutras já manifestaram suas posições na imprensa.
Padre Pedro - Em entrevista o religioso, disse acreditar que a mudança será boa para a comunidade local. Ele informou que hoje diversos moradores de lá já recorrem à Ouro Branco em busca de atendimentos, por exemplo, no setor de saúde e até em busca de emprego. Perguntado se o assunto já havia sido conversado com o prefeito de Ouro Branco ele disse que sim, e que Padre Rogério (PT), teria demonstrado simpatia pela possibilidade.
Nilson Sobrado – Outro que sai em defesa da transferência é o comerciante. Um dos líderes comunitários de Monsenhor Izidro, Sobrado disse que se for bom para o povo do distrito Itaveravense, ele apóia a iniciativa. “Itaverava cresceu e nem sempre a prefeitura pode dar toda assistência que aquele povo precisa,” afirma Sobrado.
Prefeitura - O Governo Municipal de Itaverava não definiu, pelo menos publicamente, uma posição. Em entrevista à Rádio Carijós, José da Costa Carvalho, chefe de gabinete do prefeito Luiz Estevão disse que o momento era de neutralidade. “Estamos aguardando mais informações para depois definir um posicionamento,” afirmou.
Vereadores

Os vereadores por Itaverava, Adenilson Agapto Pereira e José Valentin de Souza, acompanhados do ex-vereador Adilson dos Santos Vieira (Dilsinho), se reuniram com o deputado estadual Paulo Guedes do PT, em busca de maiores esclarecimentos a respeito da cogitada transferência do distrito de Monsenhor Izidro, para a cidade de Ouro Branco.
Paulo Guedes que é vice-presidente da Comissão de Assuntos Municipais da ALMG - Assembleia Legislativa de Minas Gerais vê dificuldades nesta concretização e aponta perdas e ganhos para Monsenhor Izidro. Entre as perdas ele aponta o de força política. Mesmo assim o parlamentar diz que o momento é de espera, já que é necessário aguardar a aprovação de uma lei complementar que tramita no Congresso Nacional e que trata do assunto.
Segundo informações de populares do distrito de Monsenhor Isidro o local tem 1/3 do eleitorado da cidade, aproximadamente 1.300 eleitores e pouco mais de 2 mil pessoas moram lá. Quatro vereadores de Itaverava residem no distrito. O município tem cerca de 7 mil habitantes e aproximadamente 5.300 pessoas estão aptas a votar em Itaverava.
Emancipação
Alguns anos atrás a ideia da comunidade de Monsenhor Isidro era mais radical ainda. Líderes e populares queriam transformar o distrito em cidade.

2 comentários:

Unknown disse...

A divisão apenas enfraquece, gera despesas com os poderes a serem instituídos (prefeitura, câmara, secretarias), etc., sendo benéfica apenas a quem ocupar cargos públicos - leia-se os políticos e seus apadrinhados. A renda do distrito não aumentará; o que vai acontecer é que a cota do FPM terá de ser dividida para mais um município (em caso de emancipação). Quanto à encampação do distrito por outro maior (seja Lafaiete ou Ouro Branco)a população deve ser consultada. Sou de Itaverava e favorável à redução do número de municípios no estado: para se constituir um município este deve ter área maior ou igual a 500 km2, 20000 habitantes e ser viável economicamente. É muito mais provável que uma prefeitura de um município forte realize uma obra de maior vulto - como requer o saneamento básico, a saúde e a educação - que a prefeitura de uma cidade-dormitório.

bambuamarelo chopoto disse...

Näo sei sei isso será mesmo a solucäo do problema, temos mais que unir as forcas.
Espero que as politicagens näo atrapalham o sucesso da democracia.